Esporte, Opinião

Quais são os verdadeiros heróis da Eurocopa?

Eurocopa-europa-heroi-negro

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial de Portugal

O fato de treze jogadores negros terem entrado em campo na final da Eurocopa já seria uma situação muito inusitada, considerando as substituições que foram feitas, esses treze jogadores representaram mais da metade do total de jogadores que disputaram este jogo emocionante, o que causa notável surpresa, pois os negros não representam a metade da população de Portugal ou França, na Europa a população é unanimemente branca.

Quando se observa a população europeia, é naturalmente comum notar pessoas brancas de traços finos com cabelos e olhos claros, mas, desta vez, a Europa viu a participação e grandes atuações de muitos jogadores negros, viu também o êxito de um novo conquistador, um homem de origem africana com cabelo dreadlocks e pele negra.

Eder-portugal-Eurocopa-Europa-heroi-negro

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial de Portugal



Éder (Éderzito António Macedo Lopes) é o nome deste jogador que têm 28 anos de idade e já é declarado herói português e consequentemente herói europeu também, nascido em Guiné Bissau, é jogador naturalizado português e curiosamente joga pela equipe do Lille, da França. Foi dele o gol que proporcionou à Seleção portuguesa o triunfo diante da França por 1×0, contrariando as apostas e expectativas da grande maioria das pessoas que acompanhavam essa Copa.

Antes de Éder, o jogador Eusébio, também negro, já havia dado a conquista do terceiro lugar à Portugal na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, derrotando até mesmo o Brasil que era o atual campeão mundial e que tinha Pelé como estrela. O que se mostrou ser um feito memorável desde aquela época até os dias atuais. Nesta Copa do mundo de 1966, Eusébio sagrou-se artilheiro da competição.

Os jogadores negros que jogaram a final da Eurocopa 2016 defendendo suas seleções são:

Portugal: William Carvalho, Renato Sanches, Éder, João Mário e Nani.
França: Sagna, Umiti, Evra, Pogba, Matuidi, Sissoko, Coman e Martial.

Há quem diga que o futebol é somente um jogo, porém, todo esse contexto de emoção, garra, confraternização e principalmente as condições de superação coletiva e individual comprovam que o futebol é muito mais que apenas um jogo.

portugal-Eurocopa-Europa-heroi-negro

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial de Portugal

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

 

66cebd4247036d37303a3aff593ff78f-80Luciano Teixeira é estudante de Engenharia de Produção, poeta e escritor, mora em Bombinhas, litoral de S.C

Compartilhe esta notícia
  • Eurocopa-europa-heroi-negro
    Esporte Opinião

    Quais são os verdadeiros heróis da Eurocopa?

    O fato de treze jogadores negros terem entrado em campo na final da Eurocopa já seria uma situação muito inusitada, considerando ...
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Esporte

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

LeBron James: Da infância pobre até o olimpo da NBA

  Na história da humanidade algumas pessoas tiveram feitos ...