Historia

Projeto visa manter viva a história do povo negro

Baquaqua foi um africano que, como muitos outros, foi escravizado, trazido ao Brasil e “descarregado” no litoral Pernambucano. Essa história se inicia em 1845 quando já era proibido o comércio transatlântico de escravos. Depois de uma tentativa de suicídio, foi levado para o Rio de Janeiro e depois em várias viagens pela costa brasileira. Quando já estava em Nova York, conseguiu se livrar da escravidão: foi para o Haiti onde morou por 2 anos, depois voltou para os Estados Unidos. Lá, se matriculou no New York Central College e estudou por 3 anos. Ainda se mudou para Grã-Betanha e depois, não se teve mais notícias.

Este acabou se tornando referência de luta contra a escravização dos negros e símbolo de esperança para sua época e para os dias de hoje. Acadêmicos de várias lugares do mundo se reuniram para criar o Projeto Baquaqua. O projeto visa manter viva a história do ex-escravo e abolicionista para que a memória do povo negro e da escravização não seja esquecida. Assim, foi criado um website onde são colocadas informações, vídeos, livro e desenhos, sobre sua história. O material didático disponibilizado facilita os professores de todas as idades a incluírem esta história em sua matéria. O website ainda oferece links de acesso a outros projetos de vários países relacionados ao tema. As publicações serão trilíngues (português, inglês e francês).

Baseados nas informações reunidas por estes acadêmicos, já foram lançados um livro e uma peça de teatro contando a história de Baquaqua:

WhatsApp Image 2017-04-19 at 22.52.13

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Historia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Conheça a história de transexuais negros no Dia da Visibilidade Trans

Com quantas pessoas transexuais você convive no seu ...