Fotografia

O ensaio fotográfico de Taís Araújo para o ‘Caderno Ela’

Em entrevista ao site ‘O Globo’, divulgada no último final de semana, a atriz com mais de 20 anos de carreira, Taís Araújo abordou principalmente negritude e feminismo. A artista contou, dentre outras coisas, ter se tornado negra: “A gente nasce neste país para tentar ser outra coisa, o que somos não é aceito. Não vê as meninas alisando o cabelo?”. Assumir a identidade, no Brasil, é um longo e doloroso processo, tanto pelas diferentes culturas que aqui se encontraram, quanto pelo racismo velado que transmuta a vivência da população negra.

Sobre feminismo, Taís indicou sua avó, Dona Maria Antônia que morreu aos 37 anos, como referência: “Ela era mãe de santo, uma mulher tão forte que até hoje falo dela como se a tivesse conhecido. Tanto que o nome da minha filha foi uma homenagem. Minha avó foi uma superfeminista, mas tenho certeza de que nem sabia que essa palavra existia.” Além disso, a mãe também representa um símbolo, porque sempre defendeu que as filhas fossem independentes de homem.

Junto às afirmações, a matéria que dá voz à uma das mais importantes artistas negras do Brasil, não trouxe apenas palavras: trouxe também imagens. Taís Araújo posou em meio a projeções da luta feminista e dos direitos civis, sob as lentes de Nana Moraes. Em cada foto, o olhar firme da mulher negra divide espaço com os punhos cerrados e as bocas gritantes de outras grandes mulheres. Ao que tudo indica, as imagens fazem parte de um ensaio de capa para o ‘Caderno Ela’.

A matéria também aproveita para anunciar a presença da global no evento “Elas por Elas”, uma iniciativa do Jornal O Globo, Editora Globo e Globo Condé Nast, que acontece no shopping VillageMall, na Barra, nos dias 31 de março e 1º de abril, dividindo a mesa “Preconceito em dose dupla: mulheres negras”, com a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, a ex-consulesa da França Alexandra Loras e a estudante de jornalismo Nathalia Santos.

Confira o ensaio:

tais araujo1 tais araujo2 tais araujo3 tais araujo4 tais araujo5 taisaraujo6

 

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Fotografia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Conheça uma fotógrafa e curadora negra inspiradora

Shantrelle P. Lewis é fotógrafa e curadora de ...

Facebook

Newsletter