Notícia

Uma década depois, negros chegam a IDH que brancos tinham em 2000

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Brasil, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e a FJP (Fundação João Pinheiro) publicaram nesta quarta-feira (10/05) o resultado da pesquisa sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano municipal). O IDH é considerado por três facetas: saúde, educação e renda.

O Índice verifica como está o desenvolvimento completo das diferentes populações e com isso, dá base para que sejam criadas políticas públicas para melhorá-lo. A pesquisa que é feita a cada 10 anos leva tempo para ter seus dados avaliados e corridos. Por isso, o resultado que saiu no dia 10 é referente à pesquisa realizada em 2010.

Os resultados são impressionantes. Levando em consideração que a pontuação varia de 0 a 1, a pesquisa revela que no ano de 2000 os brancos tinham o índice de 0,675, número que os negros chegaram perto apenas uma década depois. Em 2010 os negros revelam o índice de 0,679, enquanto que na mesma época os brancos aumentam seu índice para 0,777.

 

Foto: Acervo próprio

Foto: Acervo próprio

 

Ainda assim, podemos observar que a diferença entre os índices de brancos e negros tem diminuído. Enquanto em 2000, o índice de pessoas brancas era de 27,1% acima do índice de pessoas negras, em 2010 esta diferença caiu para 14,42%.

Esta pesquisa apenas ilustra o que vemos todos os dias: a população negra tem menos saúde, menos renda e menos educação porque os governantes pouco investem na dívida que têm com a população negra há mais de 300 anos. A diferença no IDH de negros e brancos diminuiu, mas ainda existe e é alarmante! Vamos lutar dia pós dia para não mais existir diferença nos direitos.

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Lançamento do Livro ‘Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis’ acontece dia 01/06

    A escritora de apenas 26 anos ...