Agenda

Mesa de conversa sobre Feminismo Negro acontece amanhã (07/06) na USP

Quantas arquitetas e designers negras você conhece? É com este questionamento que trago a vocês a notícia sobre a resistência da mulher negra no campo da Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (USP). Mas será que estamos falando somente da USP? Na verdade, falar de resistência da mulher negra, é levar a discussão para todos os campos.

A FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, assim como outras áreas das universidades públicas, é conhecida por não respeitar pessoas diferentes de seus ‘padrões’. Padrões estes, geralmente ditados por homens brancos, heteros e de classe alta. A mulher negra com certeza não está dentro de tais padrões. Por isso, elas sofrem com o racismo e machismo todos os dias e as suas presenças nas salas de aula se tornam resistência. Resistência à opressão de outros alunos, de professores, do sistema de um modo geral.

Para discutir a presença e permanência da mulher negra nestes espaços que também são delas, o Coletivo Feminista da FAU apresenta amanhã, dia 07 de junho de 2017, a Mesa de Conversa com o tema: Feminismo Negro. O evento será composto por grandes referências às mulheres negras atualmente, como:

A Historiadora e Mestra em Relações de Gênero e Teoria Feminista, Giselle dos Anjos Santos,  que também é consultora de educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades/SP (CEERT):

Foto: Reprodução/Géssica Leine

Foto: Reprodução/Géssica Leine

A Arquiteta e Urbanista Joice Berth, que escreve, desde 2015, para a coluna Justificando da Carta Capital. Além de ser exemplo de resistência em sua área.

Foto: Reprodução/Facebook/Joyce Berth

Foto: Reprodução/Facebook/Joyce Berth

Também Arquiteta e Urbanista, Stephanie Ribeiro escreve colunas para a plataforma Modefica, para o site HuffPost Brasil e para a Revista Capitolina.

foto: Reprodução/Coletivo Di Jejê

foto: Reprodução/Coletivo Di Jejê

As gêmeas inspiradoras Tracie e Tasha Okereke lançaram o movimento Expensive $hit, que valoriza a moda da periferia e mostra o quanto essa área pode ajudar na valorização da auto estima das pessoas negras.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Vale muito a pena participar desta conversa!

 

Serviço

Mesa de Conversa: Feminismo Negro

Quando: Quarta-feira (07/06), às 17h

Onde: Piso do Museu – FAU

Quanto: Gratuito

Para maiores informações, acesse: www.facebook.com/events/142944739586465/?active_tab=about

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Agenda

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Música: O ator e cantor Cesar Mello faz show amanhã em SP

  O ator da Globo, César Mello, que ...