Agenda

Luz Ribeiro lança livro duplo ‘espanca-estanca’

Poeta negra, em maio deste ano, Luz Ribeiro representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Oral na França. Agora, a artista lança, no próximo domingo (26), o livro “estanca e espanca”, segundo livro de poesias de Luz. Com 138 páginas e dividido em dois volumes contrapostos, os textos “estancam mazelas passadas, presentes e futuras”, conforme resume a autora.

A obra reúne palavras perdidas em caderninhos, blocos de notas do celular, documentos não nomeados, que a poeta não se deixou ignorar. A autora, que lançou em 2013 o “Eterno Contínuo”, nessa publicação se inspira no disco “Afrofuturismo”, de Ellen Oléria. “Me confrontei com a frase ‘o peso da palavra estanca’ e fiquei com isso reverberando por meses. Quis usar este nome para evidenciar que muito já fui espancada, venho com a palavra para espancar também, mas que ainda estancar é o verbo que quero conjugar nos dias. Logo, estanca e espanca são livros escritos à sangue, que jorram, coagulam e param de sangrar sem deixar de ser o que são: sangue que brota do peito, dos olhos e jorram pelas pernas e memória”, contou.

O lançamento acontece no Aparelha Luzia e mais essa publicação reforça o espaço da mulher na literatura:“Um dia ouvindo o discurso de Angela Davis me deparei com o seguinte questionamento: ‘mas o que aconteceu com as mulheres que não escreviam? O que aconteceu com a mulher pobre da classe trabalhadora? Existe alguma forma de recuperar a contribuição dessa mulher para o feminismo negro?’, penso que a oralidade é o aqui e agora, com as ferramentas da internet hoje, conseguimos imortalizar alguns dizeres, mas nem tudo o que falo e penso estão nos slams, saraus, penso que publicar escritos, faz com que deixemos de construir histórias fundamentas em lacunas,  nos tornamos registros, gravamos de forma palpável nossa marca na história. publicar não é fácil e ainda é muito caro, sem auxílio de uma editora então, beira o impossível para uma mulher, negra e pobre, este foi um dos grandes motivos na morosidade destes novos impressos, mas hoje munida destes novos títulos, sonho que a invisibilidade custará a me alcançar, penso que impressos não se perdem com o vento, o que algumas vezes acontece com a palavra falada“, desabafou Luz.

Serviço
O quê:
 Lançamento do livro ‘espanca-estanca’
Quando: domingo (26) às 19h
Onde: Aparelha Luzia
Endereço: Rua Apa, 78, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito
Informações: https://www.facebook.com/luzribeiropoesia/

 

 

Compartilhe esta notícia
  • Foto: Divulgação/Victoria Sales
    Agenda

    Luz Ribeiro lança livro duplo ‘espanca-estanca’

    Poeta negra, em maio deste ano, Luz Ribeiro representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Oral na França. Agora, ...
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Agenda

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Batanga & Cia convida para a 6ª edição de “O Afrokubano”

Para abrir o último mês do ano, no ...