Notícia

Karen Porfiro é a nova Miss São Paulo

Nesse sábado (25) a nova Miss São Paulo foi eleita. Karen Porfiro é mineira de Timóteo e já foi Miss pelo seu estado natal. Mas, atualmente mora em São Paulo e já esteve aqui pelo TNM em nossa cobertura de eventos ligados ao empoderamento da mulher negra. Coincidentemente, o tema do concurso Miss São Paulo 2017 foi justamente esse, só que para as mulheres em geral: empoderamento feminino. As frases sobre a igualdade de gênero ocuparam um espaço singular no evento, através de placas levantadas pelas candidatas.

FormatFactorymiss

Foto: Reprodução (Deividi Correa/AgNews)

O concurso tem se reinventado para permanecer vivo. Há quem diga que concursos de beleza nunca acabarão, mas ao menos as mudanças com relação às exigências minuciosa das medidas e a demanda por um discurso mais articulado e com mais embasamento acerca das questões que envolvem problemas sociais têm apontado para mudanças, mesmo que lentas.

karen7

Foto: Reprodução (Deividi Correa/AgNews)

Além disso, no último ano vivemos uma abertura maior para uma revisão do padrão de beleza que imperava até então. Se antes as misses eram majoritariamente loiras de olhos claros, agora os diferentes estados começaram a olhar com menos preconceito belezas que representem outras características fenotípicas presentes na população brasileira, como a pele preta e o cabelo crespo. Apesar de me identificar enquanto negra e saber que negras de pele clara não são morenas e sim negras, tenho que reconhecer que a parcela dos negros que tem pele clara têm privilégios em relação aos negros de pele escura. Esses concursos, infelizmente nos têm mostrado isso de forma evidente. Não quero entrar aqui na discussão do colorismo, mas é preciso reconhecermos nosso lugar de privilégio e apoiar que essas conquistas com relação à mudança no padrão de beleza não seja só para nosso cabelo black, que seja também para nossas irmãs de pele escura, de nariz largo, de lábios grossos. Que seja também para nossas irmãs gordas, para nossas irmãs trans… aí talvez alguém esteja pensando que eu quero demais. Sim, quero mais!

karen

Parabéns Karen, para todos nós que te conhecemos sabemos que além de lindíssima você é uma pessoa maravilhosa, legal, responsável com seu trabalho e que merece muito mais sucesso na sua jornada. Comemoremos nossa vitória, mas que isso não nos faça esquecer que ainda tem muito mais a ser conquistado.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Angela Peres
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Marvel divulga novo trailer de Pantera Negra – Assista aqui!

A Marvel acaba de divulgar o novo trailer ...