Esporte

Homenagem: jogador de Beisebol negro ganha estátua

Jackie Robinson foi o primeiro negro a jogar beisebol nas grandes ligas, a MLB. Em 15 de abril de 1947, Robinson iniciou sua carreira que já prometia ir longe. Sua presença nos campos de beisebol, antes completamente compostos por homens brancos, fez o racismo entrar em pauta.

Jackir Robinson: a lenda que mudou a história dos EUA muito além do esporte

Como as ligas só davam espaço a jogadores brancos, em 1880 foi criada a Negro Leagues, liga organizada e composta pelos afro-americanos. Lá, o jogador chamou a atenção de Branch Rickey, presidente e general manager do Brooklyn Dodgers (hoje chamado de Los Angeles Dodgers) que o convidou para uma reunião. Este diálogo ficou para a história, pois tornou nítida a preocupação de Rickey sobre a postura do jogador negro, caso o contratasse. A preocupação, no caso, era a de serem veiculadas más notícias nos jornais, mas não sobre como Robinson seria afetado com as ofensas racistas.

Robinson sofreu vários tipos de violência, discriminação e boicotes a ele e ao time, por ser negro. Com pessoas contra e outras a favor, Jackie Robinson resistiu e jogou por 10 temporadas na MLB, se tornando campeão da World Series em 1995. A história de Jackie foi contada em um livro chamado “Jackie Robinson: My Own Story”, pelo autor Wendell Smith e encenada por ele mesmo no filme “The Jackie Robinson Story”, no Brasil traduzido como “42 – A história de uma lenda”.

Falecido em 1972 de infarto, Robinson ganha em 2017 uma estátua em sua homenagem para que o mundo se lembre do quanto é preciso persistir pelos seus sonhos e provar que é merecedor deles, tanto quanto as outras pessoas, independente de credo, cor ou classe social.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução LA Times

Compartilhe esta notícia
  • Foto: Reprodução
    Esporte

    Homenagem: jogador de Beisebol negro ganha estátua

    Jackie Robinson foi o primeiro negro a jogar beisebol nas grandes ligas, a MLB. Em 15 de abril de 1947, Robinson iniciou ...
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Esporte

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

O racismo pelos olhos da maior tenista do mundo

  Serena Williams é uma máquina de recordes ...

Facebook

Newsletter