Música

Hit Radio Portugal e o Rap da Margem Sul nessa semana especial

radioportugal

Essa semana uma rádio da grande Lisboa dá visibilidade à cena do Rap português e nós, das terras de cá, podemos conferir como anda o rap de lá pela internet. De hoje até dia 24, serão 10 músicas por hora. Os artistas são rappers “da velha e da nova escola”. Trata-se de uma parceria da Hit Rádio com o Museu Nacional de Arte Antiga para divulgar a Semana da Margem Sul (SMS).

Jan Le Bris de Kerne é diretor de programas da Hit Rádio Portugal e diz que “Estes rappers fazem parte do patrimônio cultural português tal como os museus, tal como fado”. É interessante como o rap é o grito das periferias em todo o mundo e como todo o mundo – apesar dos ocultamentos midiáticos – tem periferias. Muitos aqui no Brasil não imaginam que a França ou Portugal têm periferias. Mas sinto informar que a lógica do capitalismo não sustenta a distribuição do capital, ao contrário, sua lógica é intrinsecamente desigual. E eis que o rap está aí pelo mundo para nos mostrar que em Portugal também há o que se reivindicar.

A margem sul foi chamada de “deserto” pelo ex-ministro português Mário Lino, segundo ele “Não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio”. O rap respondeu ao insulto e continua respondendo sobre toda a vida que existe por ali. Escolhemos alguns vídeos pra conhecermos os trabalhos de alguns dos artistas da Margem Sul…

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Angela Peres
Load More In Música

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Ice Cube lendário integrante do grupo de rap NWA lança três músicas inéditas

Conhecido por seu envolvimento no mundo do cinema, ...