Notícia

Estreia do aplicativo “Orientações de Mãe Stella”

Foto: Reprodução/Aratu Online

Foto: Reprodução/Aratu Online

Um dos maiores nomes do candomblé na Bahia, Mãe Stella de Oxóssi é referência de combate à intolerância religiosa e ao racismo. Agora, a primeira mãe de santo a escrever sobre religião é conhecida também pelo lançamento de seu aplicativo. Isso mesmo! Não basta ser uma das maiores ialorixás do Brasil, além de ocupar a cadeira de número 33, cujo patrono é Castro Alves, na Academia de Letras da Bahia: tem que lançar novidades nesse mundo digital e codificado.

Nesta terça-feira (2), quando completa 92 anos, Mãe Stella lança um aplicativo de orientações e reflexões relacionadas ao candomblé. Por enquanto, “Orientações de Mãe Stella” só está disponível para o sistema Android, mas a ideia é desenvolver a ferramenta também para iOS, a fim de ampliar o acesso aos sábios ensinamentos dissipados pela mulher que comanda, com muito axé, desde 1976, o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado em São Gonçalo do Retiro.

Condecorada pela Universidade Federal da Bahia, com o título de Doutora Honoris Causa, a líder religiosa teve o desejo de ser introduzida nesse mundo digital há dois anos. Com a orientação de um amigo, a ialorixá decidiu desenvolver, em formas de texto e de áudio, ensinamentos e disponibilizá-los em sua plataforma. De acordo com porta-voz de Mãe Stella, em conversa com Aratu Online, a mãe de santo deseja ainda criar o próprio canal no Youtube.

Embora o conteúdo seja em português, há também palavras em iorubá. Portanto, a ideia é instaurar um glossário para entendimento de todos. Dá pra acreditar? Muito sensível da parte de uma autoridade do candomblé a tentativa de adequação ao “mundo novo”, com toda a preocupação sobre a absorção do público sobre as sábias mensagens. Afinal, mudam as formas de dissipação, mas a cultura negra, principalmente estabelecida nas religiões de matriz africana, deve permanecer difundida. Griôs permanecem griôs, online ou não.

Em 2015, quando revelou a ideia no jornal A Tarde, do qual é colunista, Mãe Stella de Oxóssi deixou um breve e potente recado: “Resolvi criar um aplicativo (mesmo sem saber direito o que isto significava) e eles não estão acreditando que a ideia foi minha. Imaginem… Só porque sou velha!”. Talvez a genialidade do ser humano esteja justamente em sua mais bela idade. Longa vida à Mãe Stella!

Cumprimente esse congá e também mãe de terreiro, vou pedir à Oxalá proteção ao mundo inteiro.

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Hair Nah, o jogo que reafirma: não toque meu cabelo!

Quem nunca foi surpreendida com um dedo indicador ...

Facebook

Newsletter