Agenda

Empoderamento e representatividade no Encrespa Geral BH neste domingo

att00033

O evento inspira o uso do cabelo crespo e a afirmação da negritude

Incentivar o uso do cabelo crespo/cacheado natural, libertando – se da ditadura dos padrões de beleza, e despertar para a verdadeira identidade, esses são os objetivos do Encrespa Geral BH que chega em sua 6ª edição. O projeto proporciona uma boa oportunidade para reflexão sobre autoaceitação, estética negra, empoderamento,  representatividade, cabelo e identidade. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2016, das 11h00 às 17h00, no Centro Cultural Padre Eustáquio, bairro Padre Eustáquio. A programação contempla palestra, exposições, oficina, feira afroempreendedora, espaço de beleza, workshop de turbante, intervenções, espaço infantil e depoimentos. As atrações musicais ficam por conta da cantora Milena Torres, do cantor Master Drago e do DJ Mestre Lau.

workshop-de-turbante-foto-carol-lopes

Foto: Carol Lopes

Atualmente o Encrespa Geral realiza eventos em 17 cidades brasileiras e em cinco países. O tema central das discussões dessa rodada é “Empoderamento e Representatividade”, Sandrinha Flávia uma das organizadoras do evento em BH explica que o movimento trabalha o empoderamento coletivo, “O que nós realizamos é um empoderamento social e coletivo. Ver tantas mulheres se reencontrando com a sua beleza natural e ao mesmo tempo entendendo que o nosso cabelo crespo não é moda, que é a nossa verdadeira identidade que foi a vida toda escondida  pelo racismo. Nosso cabelo é lindo, e é um símbolo de resistência. Assumir as madeixas crespas, em um ambiente que prega que o certo e belo é estar alisada, é sem dúvida nenhuma um ato político. A cada dia ganhamos mais representantes da autoacentação da identidade negra.”

O evento terá um espaço reservado para as crianças, o Encrespa Kids, que apresenta a oficina, “Nossas histórias, Um Pote de Ouro” com o ator Denilson Tourinho e os modelos e atores infantis João Lucas e Raisla Maria. O projeto também abre espaço para a feira afroempreendedora que recebe 30 expositores de várias cidades.

Projeto

Tudo começou em 2013, quando a blogueira Eliane Serafim, idealizadora do projeto decidiu conhecer pessoalmente as suas seguidoras. Ao divulgar o evento, pessoas de outras cidades acharam a ideia interessante e pediram permissão para realizar também em suas cidades, rapidamente o movimento se espalhou pelo Brasil. “A organização desse movimento, a partir das redes sociais, possibilitou um crescimento muito grande e rápido. Eu queria sair um pouco da rede para um contato corpo a corpo. Discutir, mostrar e valorizar as nossas raízes culturais africanas, a  estética afro-brasileira e a posição do negro na sociedade são os nossos principais objetivos. Com o lema, não é só por cabelo, queremos uma sociedade mais inclusiva e tolerante, que aceite a si mesmo e ao outro”, ressalta Serafim.

encrespa-3

Eliane Serafim – Encrespa Geral São Paulo 2016 – Foto: Joyce Vieira

Em 2015 o Encrespa foi reformulado e ganhou o nome de Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural Encrespa Geral. “O intuito é ampliar ainda mais este projeto de resgate cultural, histórico e social”, reforça Serafim.

Eliane Serafim – Fundadora do Encrespa Geral

A diretora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim, é carioca, mas reside em São Paulo, formada em Ciências Contábeis, atuou como Gerente de Projetos de Implantação de Sistemas, antes de se tornar empreendedora social. Eliane é criadora do blog e Fanpage Amigas Cacheadas, colunista do site Todos os Negros do Mundo e também atua como Terapeuta Capilar e Tricologista, especialidade da Dermatologia que cuida das doenças do couro cabeludo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

11h00 – Abertura – DJ Mestre Lau

11h40 – Workshop de turbante com Rhenata Santana

12h10 –  Encrespa Kids apresenta a oficina “Nossas Histórias, Um Pote de Ouro”

12h30 – Palestra: Empoderamento e Representatividade – Palestrante Luana Tolentino

13h00 – O Corpo Fala com Suellem Sampaio participação especial Grupo Ayon

13h30 – Depoimentos + intervenção (Antes, durante e depois da transição)

13h40 – DJ Mestre Lau + Palco Livre

14h05 – Show Milena Torres

14h50 – Intervenção De Homem Pra Homem com Evandro Nunes

15h10  – Intervenção Loreal – Fructis Cachos Poderosos

15H30 – A História do documentário “Encontro das Águas” com Rosane Pires Viana e Iara Pires Viana

15h50 – Recitação de Poema com João Lucas e Raisla Maria – Espaço para recitação também liberado ao público

16h00 – Show “Sonhos” com Master Drago e Banda

 

Encrespa Geral BH

Dia 16 de outubro de 2016

Horário: 11h00 às 17h00

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio

Rua Jacutinga, 821, Bairro Padre Eustáquio – Belo Horizonte/MG

14370194_1180555458633247_633624648649413775_n

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Agenda

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Cantora lírica Priscila Olegário apresenta o Recital “INTENSO” na Olido

  Integrante da Ópera de Bruxelas (Bélgica) e ...