Cinema

Disponível o trailer da série “Dear White People”

O teaser da série “Dear White People” ou “Cara Gente Branca”, como será chamada no Brasil, foi recebido de diferentes maneiras. Nos Estados Unidos, norte-americanos brancos planejaram até um boicote à produção original Netflix que, em 10 episódios, conta a história de grupo de estudantes submetidos a preconceitos onde estudam, numa universidade elitista e majoritariamente ocupada por brancos e brancas. Boa parte da população negra, no entanto, se sentiu representada pelos questionamentos do seriado, tais como a problematização do blackface, prática surgida entre os séculos  XVII e XIX nos EUA, com o objetivo de ridicularizar pessoas negras em shows populares frequentados pela parcela branca da sociedade.

 

Foto: Reprodução/Youtube

Iniciado com uma possível locutora de rádio, aparentemente a protagonista do enredo, o teaser discorria sobre uma lista de fantasias usadas por pessoas brancas no Halloween, incluindo a ‘fantasia de negro’, pautada na pintura do rosto. Pois bem, agora foi disponibilizado o trailer legendado de “Cara Gente Branca” e é possível concluir que, além do blackface, muitas outras questões são trabalhadas, incluindo a dificuldade de ser aceita num relacionamento inter-racial, quando se discursa sobre a opressão branca, além da omissão da história negra como principal fator para a distorção da identidade e para a promoção da desigualdade racial.

A série que estreia no Brasil em 28 de abril, tem abordagens corajosas que dificilmente são expostas, tais como a possibilidade de enrijecimento da militância, como acontece quando aparentemente a personagem atende um homem e, sem saber que ele também é negro, se defende ainda antes do ataque. Infelizmente, a autodefesa é uma maneira de resistência às opressões vividas, além da alternativa para conquista dos espaços. A população negra precisa gritar para ser ouvida e, em muitos momentos, transforma isso num padrão de convivência. Parece que “Cara Gente Branca” vem para ensinar brancos e trazer reflexões aos negros também.

Confira o trailer:

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Cinema

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Pantera Negra apresentará diálogo em Xhosa, língua sul-africana

Primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel protagonizado por ...