Beleza, Colunistas

Com que crespo eu vou!? O segredo do Hair Power que as famosas não revelam!

Vila Mulher

Imagem: Vila Mulher

Tenho visto around the world, uma legião de maravilhosas black power e embora na minha cidade essa postura ainda esteja tímida (cidade pequena, entendam), acredito que a tendência absoluta das negras brazucas é de serem crespas mesmo. Girls power!

Mas aqui para nós, vamos dividir esse penteado: nem para todas vai cair bem o termo “tendência”... Para quem foi à festa de black, mas no dia seguinte está tentando disfarçar sua ousadia no terninho, fica numa ressalva: seu gesto está mais para modismo. E fica tranquila que passa.

Assumir o crespotem que ser muito mais que isso!Tem que ser a conscientização do que somos e de onde viemos: é empoderamento, é simbolo de resistência e acima de tudo liberdade de escolha.

Você vai saber quando estiver daquele jeito, linda leve e solta, com essa aura de sentir-se bem!E então a palavra tendência faz todo sentido… levanta o corpo, a coluna e tudo mais, e o black power vem a ser a coroação, a consagração, através da elevação da auto estima da mulher negra!

instagram.com1

Imagem: Instagram


Importante, mais do que decidida (pois até uma decisão pode ser forçada) tem que estar confortável em assumir, ou não, a estrutura original de seus cabelos. E aí fica bem sempre, cabe na paquera, para o seu homem e com certeza, no trabalho. Ou esse trabalho não cabe.

Agora, reforço para as meninas que decidiram virar o jogoe assim optaram pelo crespo para que não se prendam somente a belíssima estética de seus cachos. Ao adotá-los, passam a ser julgadas e, digo sim, discriminadas, aos olhos de um país racista e que há séculos prega o liso como sendo o belo.

Por isso é tão importante a informação do que esse ato representa. Somente a auto estima lá no topo vai garantir a segurança e o posicionamento necessários para manter firme a decisão.

Com o garfo nas mãos, o que tem início é mais do que a mundança de padrões, conquista ainda um tanto distante de alcançarmos. Ainda vivemos um momento mais conflituoso, nesse início do XXI.

Mudar padrões ainda é o desafio, para nós negros, 51% da população que mal nem temos 10% em representatividade (vale até um post à parte). Então por ora, vamos caprichar nessa introdução estética… bora curtir a belezura de usar o crespão que Deus nos deu.

#arrependimentotrazmeuscachos; #sócortandocurtinhopratiraraquimica;#semcoragemdecortarocabelão e #umdiachegolánoblackpower.

instagram.com2

Imagem: Instagram

Pra mostrar de que forma podemos usar o crespo, eu poderia trazer uma lista gigante, como exemplo. Mas na minha opinião, perdão irmãs brasileiras anônimas e famosas, não dá pra falar de crespo sem falar da Cynthia – blogueira gringa que assina o blog Simply Syn.

Olha a maravilha que a gringa postoue eu fiz questão de traduzir e trazer aqui pra vocês em TNM, sobre como usar o seu cabelo crespão em 3 versões incríveis.

DSC_0085-3

Imagem: blogSimply Syn – Cynthia

Amigas Globais, fato é: vocês nunca contaram no D-E-T-A-L-H-E como ter o crespão de  “parar tudo” e exibir na mídia (guardam o segredo, né!?) mas tá aqui: a gringa abriu para nós mortais!

Meninas, despertem para a vida: essa conversa de que usar cabelo crespo é acordar pronta, é só conversamesmo! Agora se esse destaque está ao seu alcance, capricha, por que não..? Mãos à obra:

  1. Com os cabelos limpinhos;

a) Passe por todo cabelo, mas somente rente à raiz, óleo de coco natural (ou óleo de amêndoa, mais baratinho que o de coco, porém, eu não gosto do cheiro)

b) Divida o cabelo ao meio e o desembarace todo (com carinho pra não quebrar os fios).

(observação: tem gente que é contra desembaçar o crespo porque dói, porque diz que quebra, por ideologia, por que gosta dele assim, ou por preguiça mesmo (quem nunca, né?), mas vamos combinar que pra seguir as dicas da Cyndi terá que desembaraçar).

c)Desembaraçado, agora divida o cabelo em quatro partes e prenda cada parte num coquinho– espia a foto aí, abaixo.

Olha a Cynthia na primeira foto com o cabelo desembaraçado e na segunda foto com ele repartido em quatro.

Cindy 2 Cindy



d) E agora, vem o truque da gringa:

solte uma das quatro partes do cabelo e separe uma mecha de mais ou menos um dedo; bezunte essa mecha com uma receitinha poderosa; num potinho coloque creme de pentear ou hidratante, óleo de amêndoa ou coco (de novo!) e gel com fixação forte – sem medida, tudo no olho.

Essa misturinha tem que ficar bem homogênea (sem pelotas) e grossinha. Vá passando essa misturinha em cada mecha e fazendo um rolinho conhecido como twister(é meio que uma trança mas feito com duas mechas do cabelo e não três como é feito a trança, mas se ficar com dificuldade nessa parte  corre lá no Youtube e procure “como fazer twister nos cabeços“ tá cheio de videos, lá!).

Eu achei que requer,  sim! um pouquinho de prática, mas se a gringa faz, a gente também consegue!

Cinthya3 Cinthya4

 Com a mecha dividida em duas partes, vá entrelaçando-as bem (olha a foto) até que fiquem um rolinho bem apertado – atenção: se não apertar, quando o cabelo secar ficará fofo e não definirá o cacho – vá fazendo os twister (rolinhos) por todo o cabelo.

Outro detalhe que fará a diferença, se o cabelo não estiver com o corte em dia, terá que prender na ponta de cada rolinho um elástico, até que o cabelo seque completamente; por outro lado, se o corte estiver “ok”, não precisa elástico, apenas finalize a ponta do rolinho com o dedo.

Dica maravilhosa: coloque black music, pum up the volume, e vá fazendo os rolinhos por todo o cabelo – exige um pouquinho de paciência mas pensa no resultado e força na peruca!

Cabelo pronto! Conforme prometi (e a gringa também) vejam, das inúmeras que existem, 3 das formas “bapho” de usarmos o crespo;

1ªforma; aproveita os rolinhos que demoraram a eternidade pra você fazer e use o por aí durante todo o dia até que os cabelos fiquem totalmente secos!

Cynthia num tipo “so cute

Cinthya4

Imagem: Simply Syn – Cynthia

2ª forma; cabelo seco (sem umidade nenhuma) e de preferência no dia seguinte que usou o twister, solte os rolinhos um a um com os dedos – dica: abra os rolinhos, e para cada um faça dois cachos usando os dedos pra dar definição, com isso, ao finalizar todo o cabelo terá um crespo com definição de cachos como o da foto abaixo – esse é aquele cabelo cheio de cachos que as globais exibem (a expessura dos cachos, mais grossos ou mais finos, dependerá da grossura da mecha do twister) – outro segredo das estrelas (e considerando que andam pra lá e pra cá com seus hairstyles)  é fazerem babyliss fino em somente algumas mechas – ou no cabelo todo – pra darem acabamento aos cachos (investe que vale cada centavo, querida: aparelho babyliss de espessura 3/8 polegadas –  e vai por mim –  de outras polegadas não servem pra quem já tem o cabelo crespo porém use mas não abuse pois o calor constante do aparelho poderá detonar suas madeixas).

                            Crespo definido com cachos –  Cyn na versão mulherão

Cinthya5

Imagem: Simply Syn – Cynthia

3ª forma; esse é o crespo das meninas com muuuita personalidade! A idéia é deixar o crespo sem definição de cacho – é o crespão que a gente tá amando ver por aí!

Dica: use no dia seguinte que usou o crespo definido (a 2ª forma) desfazendo todos os cachos um a um com a mão, nada de passar pente e/ou escova PELO AMOR DE DEUS!   Vá desfiando todo o cabelo abrindo todos os cachos, esse é o crespo indefinido, tipo,  acordei assim! #SQN. E joguei qualquer roupa! #SQN. É o crespo MUSO, o desejado AFRO POWER! Aí no sábado pode ser samba, R&B ou música clássica… esse DERRUBA A CASA, nega!

 

                          Crespo indefinido: eita, mas essa gringa sabe ser linda!

Cinthya6

Imagem: Simply Syn – Cynthia

Cabelos fabelous!

Aproveite para espiar logo abaixo e se inspirar nos hair power dessas meninas cheias de personalidade! E Para-tudo quando dar pinta por aí com seu crespão novidade. Viu quanta responsabilidade? Passa no RH e solicita seguro contra invejosa. Avisa o seu homem para tirar brevê… e vamos mudar o resto.

curlyhairbeautiful.tumblr.com1Cadê Meu Chapéu

 Imagem: curlyhairbeautiful.tumblr.com e Cadê Meu Chapéu

 

curlyhairbeautiful.tumblr.com2cd5b9474fb81bd58770f6864f5eb42e8

Imagem: curlyhairbeautiful.tumblr.com

 

Sharon

Imagem: www.batonetc.com.br

The CoveteurMunaluchi Bride Magazine

Imagem: The Coveteur e Munaluchi Bride Magazine

Curtiu? É beleza nossa! Dá um like e aproveita pra comentar ou perguntar tudo que quiser…

Go Power!

Carol

Sou a Carol Lee! Amo moda, o que é ótimo para a carreira! Viajo o mundo a trabalho e minhas outras curtições! Tenho alegria de partilhar minha visão com você em TNM!

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Beleza

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Lou Mungiele, a ‘rapunzel negra da vida real’

É possível, com apenas 6 anos de idade, ...

Facebook

Newsletter