Notícia

Aplicativo resgata alfabeto angolano com jogos e brincadeiras

Desenvolvido por educadores que atuam em escolas municipais e estaduais de São Paulo, o Alfabantu é um aplicativo composto por glossário com diversas palavras, números, partes do corpo, nomes de animais e até um jogo em formato de Quiz. Tudo para que a criançada memorize facilmente a língua falada pelo povo kimbundu.

No resgate à ancestralidade de povos africanos, os professores Odara Dèlé, de 29 anos, e Edson Pereira, de 31 anos, lançam no próximo dia 21 de novembro, na Ação Educativa com uma mesa sobre “Tecnologias e Línguas Africanas”, o aplicativo voltado ao público infantil. Participam também do evento de lançamento com entrada gratuita, Carlos Machado e Mwalala Kalele.

Inicialmente, o Alfabantu será disponibilizado para sistema Android e com download gratuito, enquanto ferramenta de entretenimento e educação, no processo de auto-reconhecimento da população negra em sua idade formativa, trazendo à tona as relações entre Brasil e Angola, que vão além da capoeira ou da alegria de um povo que não desiste nunca, se estendendo à língua.

Kimbundu, segundo os educadores, teve grande importância na formação do português falado no Brasil. De acordo com criadores da tecnologia, palavras como moleque e caçula têm sua raiz no kimbundu, ainda muito presente nos terreiros de candomblé angola, onde há uma preocupação em manter viva a cultura trazida no período da diáspora.

Ainda segundo Odara Dèlé, a criação do Alfabantu teve influências na lei 10.639 criada em 2003, sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas: […] “decidimos criar um aplicativo para aproximar as crianças da história, cultura e arte, para que eles compreendam que a cultura africana faz parte da nossa sociedade brasileira”. Nesse sentido, agora a criançada que adora um joguinho no celular, pode se divertir enquanto aprende mais da cultura afro.

Serviço
Lançamento do app Alfabantu
Quando: 21 de novembro às 19 h
Onde: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Santa Cecília
Informações: https://www.facebook.com/alfabantu/

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Boogie Naipe lança programa na Rádio Brasil Atual

Expandindo seus trabalhos desde 2012, a produtora Boogie ...