Notícia

Abertas inscrições para o programa de bolsa de estudos da ONU

Em março, foi aberto o período de inscrições para o Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes. Idealizado pelo Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, o programa oferece às pessoas de ascendência africana conhecimentos relacionados aos direitos humanos da população negra em diáspora em todo o mundo.

Uma das principais atividades realizadas durante a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas – que dura de 2015 a 2024 -, instituída para tornar efetivos os direitos humanos de um povo marginalizado, melhorando significativamente a realidade dos afrodescendentes, o programa inclui na aprendizagem dos bolsistas aspectos como formas de discriminação social, acesso à justiça, além de direito dos direitos humanos.

Durante o processo, os bolsistas são capacitados a combater o racismo e a discriminação racial, a partir do saber sobre os direitos humanos, fazendo utilização dos instrumentos e mecanismos legais antirracismo da ONU que, infelizmente, em outras circunstâncias quase não se tornam conhecidos pela sociedade civil.

Após a conclusão das três semanas de estudos, em geral, são realizadas campanhas e iniciativas de conscientização, além da disseminação dos aprendizados à parcela da população que trabalha na promoção dos direitos dos afrodescendentes. Portanto, o programa se estende além dos selecionados: cada bolsista pode levar de volta ao seu lugar de origem aquilo que aprendeu e ensinar aos outros a luta contra os reflexos do sistema escravagista.

As inscrições terminam no dia 31 de maio de 2017. Os requisitos para candidatura são fluência em inglês, pelo menos 4 anos de experiência profissional na luta pelos direitos afrodescendentes, participação numa organização que trabalhe direitos dos afrodescendentes ou, pelo menos, das minorias. Para participar é necessário apresentar o currículo e uma carta da organização que participa para comprovar e certificar regulamentação. Os bolsistas selecionados participarão do programa em Genebra, Suíça, de 13 de novembro a 1 de dezembro de 2017.

Mais informações, aqui.

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Mandelar: Semana Nelson Mandela no SESC termina com celebração ao legado do líder

  Celebração do legado e a importância do ...