Me Representa

5 youtubers pretas pra você ficar de olho

Quem é preta sabe das dificuldades que enfrenta por conta do racismo. E sabe também que é mais difícil ainda passar por tudo isso sozinha, sem ter outras mulheres com quem conversar sobre padrões estéticos e cobranças socialmente criadas, que nos fazem sentir culpadas por sermos quem somos.

Se pararmos para procurar alguém que fale por nós na mídia brasileira, a coisa fica ainda mais branca: poucas são as comunicadoras que ganham destaque, e quando ganham, geralmente são vetadas de tratar questões raciais. A lista de canais com mais inscritos no YouTube em 2016, por exemplo, não conta com o nome de nenhuma negra. Não que a plataforma que hospeda vídeos seja racista, mas os vídeos que ganham destaque são aqueles que tem mais procura. E se youtubers pretos não conseguem visibilidade, é por que os holofotes não estão voltados para eles.

Pensando nisso, e querendo divulgar o trabalho de negras de sucesso nessa rede, separamos uma pequena lista com nomes de mulheres que acreditamos, com canais inspiradores, críticos e que oferecem espaços de discussão saudáveis e enriquecedores. Vamos lá?

Joyce Gervaes

Joyce é dona do canal Joyce Show onde fala de empoderamento sob as suas lentes enquanto mulher negra e gorda, sempre abordando os assuntos de maneira divertida e trazendo seus relatos pessoais para a conversa.

Nátaly Neri

A jovem Nátaly é estudante de ciências sociais e também o rosto dentro do canal Afros e Afins, onde trata de um mix de assuntos que envolvem racismo, consumo consciente, veganismo e pautas lgbt.

Fabiana Lima

Dentro do Beleza de Pretas, Fabiana propõe conversas aprofundadas com suas seguidoras sobre estética negra, vida profissional, afetividade e autoestima.

Lorena Monique

Neggata é o nome do canal criado pela estudante Lorena, onde ela trabalha privilégios sociais de maneira irônica e irreverente. Lorena também já discutiu feminicídio, apropriação cultural e outros temas relevantes dentro do movimento negro.

Luci Gonçalves

A carioca Luci Gonlçalves é dona do SOS Girls, seu espaço para falar de cabelos e maquiagem de maneira leve, mas sem deixar a criticidade de lado.

 

BÔNUS: Angela Peres

A Angela é colunista aqui no TNM e também tem um canal! No Deixa Meu Black Passar ela faz entrevistas e também dá suas percepções sobre beleza negra, ancestralidade e representatividade.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Me Representa

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Lançamento do Livro Heroínas Negras Brasileiras lota a livraria Blooks

Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, noite gelada ...