Notícia

Rede de lojas H&M pede desculpas por anúncio racista

Texto por Cristiane Guterres

Marca se pronuncia após publicar imagem de garoto negro com um moletom em que se lia “Macaco mais legal da selva”.

A rede de fast fashion sueca H&M virou notícia nesta segunda-feira, depois de publicar em seu site inglês a imagem de um garoto negro vestido com um moletom escrito “Macaco mais legal da selva”. A reação contra o anúncio da marca começou depois que o colunista Charles M. Blow do The New York Times postou a imagem em seu twitter. Várias celebridades também se manifestaram contra a marca. O cantor The Weeknd anunciou, em sua rede social, o fim da parceria com a marca. “Acordei esta manhã chocado e envergonhado por esta foto. Estou profundamente ofendido e não trabalharei mais com @hm”, escreveu ele.

Captura de Tela 2018-01-09 às 17.08.29

Outros famosos também se pronunciaram contra a H&M. O astro de basquete LeBron James postou no Instagram uma versão editada da imagem onde se vê uma coroa cobrindo a frase do moletom e outra a cabeça do garoto.

A marca removeu as imagens do site, cancelou a venda do moletom e emitiu um pedido de desculpas. “Nós entendemos que muitas pessoas estão chateadas com a imagem. Nós, que trabalhamos na H&M, só podemos concordar. Lamentamos profundamente que a foto tenha sido tirada, e também nos arrependemos da impressão real“. Ainda segundo a marca, a imagem seria um erro e que uma investigação minuciosa irá apontar culpados.

Não é de hoje que as comparações do negro com um macaco são feitas para inferiorizá-lo. As bananas jogadas nos campos de futebol europeu quando jogadores negros tocam a bola são um exemplo dessa opressão. No Brasil, um caso de racismo que podemos relembrar aconteceu contra o goleiro Aranha. Em 2014, quando o jogador defendia o time do Santos, câmeras de televisão flagraram torcedores do Grêmio chamarem Aranha de Macaco. Na ocasião, quatro torcedores foram indiciados pela polícia.

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

“Inglês Na Quebrada”, agora no youtube

“Inglês Na Quebrada” é um projeto criado em ...

Facebook

Newsletter