Agenda

“Peripatético” tem sessão de lançamento gratuita na Cinemateca

 

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Contando a vida de moradores da periferia em maio de 2006 – quando a capital paulista foi vítima de diversos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) -, “Peripatético” recebeu, no Festival de Brasília (DF), o prêmio do júri e de melhor roteiro. Com duração de 15 minutos, o curta dirigido por Jéssica Queiroz chega à Cinemateca nesta quarta-feira, em sessão gratuita às 20 horas.

Inspirado na luta do movimento Mães de Maio, a maior parte do filme foi rodada na periferia da zona leste de São Paulo, onde vive a diretora da obra. Talvez por isso, a produção tenha sido caracterizada como “um achado”: embora tenha como pano de fundo as violências a que a população pobre, negra e periférica é submetida, o faz com influências narrativas que entendem o espaço marginalizado como ele realmente é: cheio de vidas e cores.

Com produção da Carolina Filmes, o curta conta ainda com animações e desenhos que representam, de forma positiva, a vida nos espaços de alta vulnerabilidade. Essa é exatamente a intenção de Jéssica Queiroz, formada em Edição pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, “fazer com que as pessoas saibam que a periferia é um lugar possível”.

Após a exibição do curta, tem ainda debate com a diretora Jéssica Queiroz, a roteirista Ananda Radhika e os atores Larissa Noel, Maria Sol e Alex Jesus, mediado pela jornalista Aline Ramos.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Serviço:

Exibição do filme Peripatético
Data: 8 de novembro (quarta-feira) às 20h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito

Mais informações: http://www.cinemateca.gov.br/

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Agenda

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

40 anos da série “Cadernos Negros”

No Dia da Consciência Negra,  a Casa das ...

Facebook

Newsletter