Notícia

Faculdade Zumbi dos Palmares promove o Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017

Portrait of beautiful smiling black woman with pen in arm

A Faculdade Zumbi dos Palmares e a Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) promovem o Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017 para revelar novos talentos e promover a literatura produzida por jovens autores negros do Brasil. Além disso, o concurso pretende identificar jovens escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

As obras que poderão concorrer devem estar dentro da categoria “Romance”, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por jovens autores negros, residentes no Brasil.

“Por determinações históricas, o acesso à cultura, à educação e à valorização do talento e da criatividade muitas vezes foram negados às pessoas que trazem como raízes a cor da pele negra de seus antepassados africanos. O Jovem Negro de Literatura tem como missão contribuir para alterar este cenário ao estimular os valores do talento, do esforço individual, da criatividade e da originalidade por parte dos autores negros”, explica Francisca Rodrigues, Pró-Reitora da Faculdade Zumbi dos Palmares e Presidente da FlinkSampa e Troféu Raça.

O envio das obras e a inscrição online deverão ser realizados por meio do link http://flinksampa.com.br/premio-jovem-negro-de-literatura/, até o dia 30 de outubro de 2017.

O primeiro colocado terá sua obra publicada com uma tiragem de 1.000 exemplares, além de contrato de publicação com a editora Unipalmares. Todos os finalistas receberão certificado da Faculdade Zumbi dos Palmares. As premiações da edição 2016 acontecerão na FlinkSampa 2017, em novembro. Já o premiado de 2017 será anunciado ano que vem.

A FlinkSampa é a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra idealizada e organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras, quem neste ano, estará em sua 5ª edição.

O terceiro finalista da edição 2016 do Prêmio Jovem Negro, Robson Lousa, formou-se no ensino fundamental e médio na  rede pública. A maior parte da sua educação inicial se deu no Povoado Funil em Uruaçu, comunidade de pessoas localizada em zona rural na região norte de Goiás. Para ele os alunos não têm incentivo e interesse a leitura em comparação a demais atividades. O gosto pela literatura também representa um desafio por conta do deslocamento, os alunos que moram na zona rural tem que dormir mais cedo, precisam se dedicar às atividades domésticas que normalmente não incluem leitura além de ajudar os pais nas atividades gerais. Filho de professora, Robson reconhece que teve o privilégio para poucos de acessar obras literárias. O prêmio Jovem Negro de Literatura foi o primeiro que o terceiro finalista ganha na modalidade romance. Para o escritor, o diferencial da premiação da Zumbi é valorização do jovem negro, dando visibilidade para a capacidade intelectual destes jovens.

Os vencedores do Prêmio Jovem Negro de Literatura 2016 terão seus livros lançados na FlinkSampa 2017, com sessão de autógrafos e debate sobre o projeto. Na edição de 2016 os livros foram julgados por Ueliton Farias, jornalista e escritor e Guiomar de Grammont, professora da Universidade Federal e Ouro Preto

Sobre a Faculdade Zumbi dos Palmares – O Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior é o mantenedor da Faculdade Zumbi dos Palmares e foi fundado em 2000 por acadêmicos, profissionais liberais, intelectuais e personalidades de diversas áreas do conhecimento. A Faculdade Zumbi dos Palmares, é uma instituição Comunitária, sem fins lucrativos. Tem por missão a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial. Trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude. É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro, na América Latina. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira. Saiba mais em:http://www.zumbidospalmares.edu.br/.

 Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017

Período de inscrições: até 30 de outubro de 2017 (quarta-feira)

Regulamento: www.flinksampa.com.br

Inscrições:http://flinksampa.com.br/premio-jovem-negro-de-literatura/

Resultados: a partir de outubro, pelo link www.flinksampa.com.br

 

REDE SOCIAL_Premio Jovem Negro_Flink 2017_v1

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Aplicativo resgata alfabeto angolano com jogos e brincadeiras

Desenvolvido por educadores que atuam em escolas municipais ...

Facebook

Newsletter