Notícia

Lábios geram polêmica racista no Instagram da Mac Cosmetics

Aamigo

A vencedora do “Africa’s Next Top Model” de 2013, Aamito Lagum, é uma modelo de Uganda de 23 anos que arrasou na Semana da Moda em Nova York, participando nas passarelas de Tadashi Shoji, J. Mendel, a linha de roupa Yeezy (do Kanye West) e Ohne Titel, também foi a responsável por fechar o desfile do desenhador Zac Posen. Ou seja, um a-rra-so total.

Por Thais Ramos

Se não me vejo não compro

Mas já sabem, os nossos triunfos costumam incomodar e desde que existe internet alguns não poupam esforços em declarar isso.

 


A modelo recebeu uma mensagem de um amigo informando que tivesse cuidado, pois a marca MAC Cosmetics havia publicado uma foto dela com a sua maquiagem no Instagram, a qual estava dando o que falar…

A fotografia que a MAC publicou é um close dos lábios (ma-ra-vi-lho-sos) da modelo, pintados de roxo (foto principal). Foi onde aquela chuva de comentários desdenhosos e racistas começaram aparecer, a maioria de “anônimos”, obviamente este tipo de gente também é covarde.

CcRF2DZW8AQA7m0

As declarações da modelo mostram a força da nossa raça: “No começo me senti lisonjeada, porque realmente achei os meus lábios lindos nesta foto”, mas quando comecei a ler os comentários, foi um pouco perturbador. Escreveram coisas horríveis porém não me surpreendeu, o qual é desalentador”.

Em um blog ela compartilhou a foto e escreveu “meus lábios estão causando insônia”.

Captura de pantalla 2016-06-19 a la(s) 21.53.48Por outro lado, a marca MAC Cosmetics viu como a sua conta do Instagram, dedicada ao Glamour se converteu em uma plataforma de ódio anônimo, a presidenta global da marca, Karen Buglisi Weiler, declarou que “de um modo geral os seguidores da MAC são de opiniões firmes e nós promovemos o diálogo, porém não toleramos o abuso nem a crueldade”. Entraram em contato com Instagram e denunciaram cada comentário abusivo e racista, no dia seguinte publicaram uma foto que dizia “Todas as idades, todas as raças, todos os sexos”.

Por outro lado, a desenhadora Alexa Adams da marca Ohne Titel, apoiou a modelo compartilhando a sua linda foto e declarou algo interessante: “Foi muito impactante ver que em uma página com tanta visibilidade como o Instagram da MAC, houvesse pessoas expressando tanto ódio. Isso só respalda a ideia de que as marcas de beleza e moda devem apostar por uma definição mais variada de beleza”.

aamito-lagum01-land1
Na minha opinião é triste, porém, como disse Lagum, o preocupante é que este tipo de coisas não nos surpreendem mais… Estes ataques covardes ocorrem para que outras marcas recuem e não nos representem, pois acaba sendo mais fácil colocar uma modelo branca (mesmo que tenha os maiores lábios do mundo siliconados), do que colocar uma modelo negra e ter tanta polêmica. Espero que cada dia tenhamos sim, maior representatividade desta índole, e que sejamos mais os que elogiamos do que os racistas invejosos que atacam!

 

Parabéns MAC Cosmestics pela atitude e parabéns à modelo Aamito, pela sua beleza e força!

 

Foto: Thaís Ramos é advogada formada na ‘Universidad de Alcalá de Henares’ (Madrid), tradutora de espanhol/português e diretora da agência Hola Intercâmbio & Cultura. Criou o movimento Se Não Me Vejo Não Compro com o objetivo de fomentar o empreendedorismo da raça negra, apoiando as empresas que nos representam, assim como boicotando aquelas que insistem em fingir que não existimos.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By TNM
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Boogie Naipe lança programa na Rádio Brasil Atual

Expandindo seus trabalhos desde 2012, a produtora Boogie ...